A Quiropraxia é uma profissão na área de saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-esquelético, ou seja, ao tratamento de problemas das articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas, bem como os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral.
Pessoas de todas as idades podem se beneficiar do tratamento com a Quiropraxia desde recém-nascido até pessoas de idade bastante avançada. O tratamento, entretanto, é adequado a cada paciente com o emprego de técnicas específicas para cada idade.
- Dores na coluna lombar
- Dores nas costas
- Dores no pescoço
- Dores de cabeça
- Hérnia de disco e dor ciática
- Dores e tensão muscular
- Problemas nas articulações do ombro, cotovelo e punho (LER/Dort)
- Problemas no joelho, tornozelo, pés
- Restrições de movimento
- Problemas na articulação temporo-mandibular (ATM)
- Traumatismo de esportes
- Escoliose
As atividades comuns do dia a dia, os movimentos repetitivos e posturas viciosas podem fazer com que as articulações do nosso corpo, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento ou movimento normal. Isto é chamado de “disfunção articular” ou “complexo de subluxação vertebral”. Com o tempo, estas alterações podem afetar as vértebras, músculos e a função do nervo que passa entre as vértebras, além de poder levar a alterações degenerativas como a osteoartrose, por exemplo.
O diagnóstico específico é feito após uma entrevista e exame clínico minucioso, que também inclui análise postural, a realização de teste ortopédicos e neurológicos e palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas afetadas. Caso sejam necessários, serão solicitados exames complementares como Raio-X, Tomografia e Ressonância Magnética. Estas dados são fundamentais para o tratamento apropriado.
O tratamento é feito com dois objetivos: corrigir e prevenir problemas articulares. Tendo sido feito o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição.
Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas pela quiropraxia nestes seus 117 anos de existencia, para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, como é chamado, é muito específico e indolor. Normalmente o que se observa depois do ajustamento é uma diminuição da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular. Também podem ser empregadas técnicas específicas para o tratamento das alterações musculares, como Trigger Points (ou "pontos de gatilhos").
A prevenção é uma parte muito importante do tratamento e permanecer em atividade é importante para pessoas com dores e problemas de coluna. Durante o tratamento, serão dadas orientações para exercícios especifícos e de reabilitação, assim como instruções para corrigir e manter uma boa postura.
O tempo de recuperação depende de vários fatores, como idade, estilo de vida e duração do problema. Outros fatores como tipo de trabalho, dieta, atitude e cooperação também são importantes.
O início do tratamento requer visitas mais frequentes que variam de uma a três vezes por semana, nas primeiras semanas, e esta frequência vai se reduzindo a medida que há melhora e regressão do quadro clínico. É comum os tratamentos durarem entre um a três meses. O objetivo do profissional de Quiropraxia é que a recuperação ocorra no menor tempo possível.
Como todo método terapêutico, os tratamentos realizados pelos quiropraxistas tem indicações e contra-indicações precisas. Quando realizados por profissionais qualificados os riscos são extremamente reduzidos.
Ao procurar um quiropraxista certifique-se que ele/ela possua uma formação compatível com os padrões preconizados internacionalmente. Visite o site da ABQ - Associação Brasileira de Quiropraxia www.quiropraxia.org.br para ver os profissionais credenciados.
A Quiropraxia surgiu em 1895 nos Estados Unidos, quando o pesquisador Daniel David Palmer começou a tratar pessoas através de manobras manuais, dando a profissão o seu nome atual. A Quiropraxia está hoje entre as três maiores profissões na área de saúde (Medicina, Quiropraxia e Odontologia) na América do Norte e Europa.
Para ser um quiropraxista, com a responsabilidade de diagnosticar e prescrever tratamentos, é necessário submeter-se a uma rigorosa formação de nível superior.
A Quiropraxia é, portanto, um curso de nível universitário com duração entre quatro anos e meio a seis anos (mínimo de 4.200 horas). O curriculum consiste em uma extensa educação em ciências biomédicas, métodos diagnósticos, estudos de imagens e prática clínica.
Há duas faculdades aqui no Brasil, uma em São Paulo, na Universidade Anhembi Morumbi e outra em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, no Centro Universidade Feevale, com cerca de 650 estudantes. Ambos os cursos foram implementados em associação com Universidades de Quiropraxia dos EUA.
Em outros países há faculdades de Quiropraxia localizadas principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Dinamarca, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, México, entre outros.
Nos países onde a quiropraxia é regularmentada, como Estados Unidos, Canadá e vários países da Comunidade Européia e da Ásia ela é integrada aos sistemas nacionais de saúde. A Federação Mundial de Quiropraxia, (World Federation of Chiropractic - WFC), reconhecida e filiada a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a organização que representa a Quiropraxia internacionalmente. Há cerca de 90.000 quiropraxistas em todo o mundo dos quais cerca de 65.000 encontram-se nos Estados Unidos.
No Brasil a Quiropraxia começou a se desenvolver em 1992 com a criação da ABQ - Associação Brasileira de Quiropraxia, que é reconhecida e filiada a Federação Mundial de Quiropraxia (WFC). A ABQ tem cerca de 700 associados, espalhados entre os vários estados do Brasil e mais de 600 estudantes matriculados nas duas escolas.