As Estruturas da Coluna
A coluna vertebral é formada por um grupo de ossos, chamado vértebras, separadas entre si pelos discos. Os discos servem para absorver os choques entre as vértebras e as articulações. Há também um intricado sistema de ligamentos, tendões e músculos ligando uma vértebra à outra.
As articulações e os discos permitem a coluna a se dobrar, torcer e a absorver choques. Ela tem 4 curvas naturais, que ajudam a distribuir uniformemente os estresses que acontecem nas atividades do dia a dia - de sentar, andar, correr, levantar e carregar peso.
Visto de lado tem a forma de um “S”. A coluna é que sustenta metade do peso do nosso corpo. Os músculos a outra metade.
A importância da coluna vertebral é que por dentro dela passa a medula espinhal. De cada lado da vértebra saem os nervos, que vão ser distribuídos para todo o corpo. Cada nervo é responsável por uma parte do corpo. O cérebro manda uma mensagem que vem através da medula e saem pelos nervos e vão para a área que este nervo é responsável. Este órgão ou músculo vai mandar de volta a mensagem para o cérebro pelo mesmo caminho. O cérebro, medula e nervos são responsáveis pelo movimento, por exemplo, porque eles mandam a mensagem para os músculos.
Há quatro partes da sua coluna:
- A coluna cervical ou pescoço
- A coluna torácica ou costas
- A coluna lombar, abaixo da cintura
- Sacro e Cóccix, ligados para ser parte da pélvis
A coluna cervical protege a medula oblongata que é o centro reflexo muito importante, que regula a batida do coração, o diâmetro dos vasos sanguíneos, engolir, vomitar, tossir, espirrar e soluçar. A maioria dos 12 pares de nervos craniais se origina no tronco encefálico e controlam entre outras coisas: o equilíbrio e audição, sabor, deglutição, salivação, o sistema digestivo, os músculos da cabeça e pescoço e da língua.
Você pode entender agora porque qualquer desalinhamento nas vértebras do pescoço, podem afetar os nervos e algumas áreas inervadas por eles podem passar a não funcionar corretamente.